18 novembro 2010

Outros tempos



Sempre que reviro o meu “baú musical”, encontro  pérolas que acabam me remetendo a épocas que foram marcadas por cada uma dessas músicas, é uma verdadeira viagem no tempo. Lembro com saudade dos discos de vinil, quando nem sonhávamos com a internet, a pirataria não era uma ameaça e a possibilidade de se carregar uma coleção de discos no bolso através de Ipods, celulares e afins sequer era imaginada. Eu adorava vasculhar as prateleiras das lojas a procura de novidades, quase sempre, quando não era algum cantor ou grupo conhecido, eu era atraído pelas capas - que eram bem mais charmosas que as pequenas capas dos cds- diga-se de passagem.

Ainda me lembro, em uma dessas idas a uma loja, quando dei de cara com o disco “Criação” do Grupo Semente (que fazia parte dos Vencedores por Cristo), a capa belíssima me chamou a atenção (vale lembrar que não existia Photoshop também na época). Foi meu primeiro contato com a obra do saudoso Sérgio Pimenta, que infelizmente faleceu não muito tempo depois, e tantos outros grandes nomes da música cristã que fizeram parte desse trabalho. É incrível como algumas músicas deste disco são tão atuais ainda nos dias de hoje, as letras são cheias de poesia e coerência, coisa que anda bastante em falta atualmente. Entristeço em ver que agora, com todas as  facilidades que temos para conseguir músicas de todo tipo, a qualidade, quase sempre deixa a desejar. Em tempos em que, boa parte do que se compõe tem a profundidade de um pires, pessoas como Sérgio Pimenta, fazem uma falta enorme. É claro que nem tudo está perdido, ainda existe gente fazendo música de qualidade, mas eu vejo estes como “vozes que clamam no deserto”, alheios a modismos e com propósitos bem definidos. Que Deus abençoe sempre estes heróis.

Voltando a falar de Sérgio Pimenta, quero deixar letra e música de uma de uma de minhas faixas preferidas do disco “Criação” de 1986. Essa música, que na verdade teve a letra escrita por Caio Fábio e música composta por Sérgio Pimenta, a cada dia, vai fazendo mais sentido para mim. Eu a entendo como uma oração e creio que todo cristão verdadeiro deveria fazer dessas palavras muito mais do que uma simples canção.

Graça e paz

É Preciso  (Grupo Semente)

Ah! eu preciso rever minha vida
Medir os meus passos
Estender os meus braços
Às pessoas sofridas.

Ah! eu preciso olhar para dentro
Ouvir bem atento
A voz doce e forte
Parceira e consorte
Na vida e na morte
Que fala em mim.

Ah! eu preciso ser manso e amigo
Ser rocha e abrigo
Pra quem quer comigo
Na vida viver.

Ah! eu preciso ter olhos abertos
Motivos bem certos
Prá nunca enganar
Esta gente esgotada
De tanto chorar.

Ah! eu preciso ter coragem de ser
Ter vida e poder
Ter amor pra atender
Esta gente perdida
Por quem Deus quis morrer.

Faça uma viagem no tempo - Ouça a música  "É preciso (Grupo Semente)" - 1986

Um comentário:

Priscila Gonçalves disse...

Oi Alexandre,

Parece que Hj foi o dia do post da música, já li vários durante o dia... e há uma semelhança gritante entre eles:
A exaltação das músicas antigas!
Posso me lembrar de várias que realmente deixam essas novas no chinelo...
Faz falta música de qualidade,
Esses que vc citou, confesso que não conhecia... mas ouvi a que vc deixou junto com o post, e achei muito legal...
Fica na Paz
Ohh quero ver o próximo "fragmentos" heim...
Bjo
Pris