05 novembro 2010

A mente de Cristo

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? Ou quem se fez seu conselheiro? “ (Romanos 11:33-34)

Uma das coisas que me chamam a atenção em Jesus é a maneira como ele quebrava conceitos e idéias pré-estabelecidas pelos religiosos da época. Isso ficou claro desde o seu nascimento. Um Messias nascido em uma manjedoura talvez não fosse a maneira como se imaginavam que as profecias sobre Sua vinda se cumpririam. Os questionamentos sobre se Jesus seria mesmo o Filho de Deus sempre o acompanharam : “Não é este o filho do carpinteiro? (Mateus 1:55)” , “Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? (João 1:46). Não era fácil acreditar que toda a gloria de um Messias esperado se materializaria em uma figura tão simples como Jesus.

A grande verdade é que, através da religiosidade, criamos nossa própria idéia de Cristo e achamos que podemos traçar maneiras e fórmulas como as coisas de Deus devem ser e acontecer, no entanto, Seus planos jamais foram traçados levando em consideração a lógica humana. Jesus cumpriu seu propósito aqui na terra contrariando muitos costumes de sua época, Ele curou no sábado, deu ouvidos a prostitutas e adúlteras e repreendeu religiosos. Isso tudo nos mostra que nossas convicções de como Deus deve ser ou agir podem nos trair e nos afastar daquilo que realmente vem Dele.

Penso em como seria se Jesus tivesse vindo nos nossos dias. Será que seríamos como os fariseus, racionalizando todos os Seus passos, tentando encaixar sua maneira de pensar e agir em nossas fórmulas adquiridas através do conhecimento religioso? Será que Ele, por sua vez, acolheria pessoas que nós, geralmente, rejeitamos por nos acharmos muito santos? Nossa mente natural é muito limitada para entender o que é Divino, por isso precisamos do que o apóstolo Paulo chama de “A mente de Cristo”.

Ter a mente de Cristo significa entender as coisas como Cristo entendia, pensar como Ele pensava. Talvez esse seja o grande segredo daqueles homens que revolucionaram o mundo através da mensagem de Jesus, e que, acima de qualquer circunstância, creram , viveram e morreram pela verdade que pregavam. Eles reconheceram a voz do Mestre e não duvidaram porque conseguiram alcançar “A mente de Cristo”.

Vamos lutar por isso?

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1 Corintios 2:14-16)

Graça e Paz.

Trilha sonora do post : Samuel Mizrahy - Sopro

Nenhum comentário: