23 fevereiro 2006

Tempo insaciável




Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. (Salmos 39:4)

Certa vez ouvi alguém dizer que o tempo é algo altamente perecível. Considero isso uma grande verdade. Ele escorre pelos nossos dedos com uma velocidade impressionante, e parece que a cada dia mais rápido. Freqüentemente me pego pensando nos “bons tempos” de antigamente, e não foi nenhuma surpresa constatar que boa parte das pessoas têm esse mesmo costume. Os dias parecem estar cada vez mais curtos e quando percebemos já deixamos de fazer muitas coisas que gostaríamos de ter feito. Vivemos numa época em que o dia-a-dia exige sempre mais de nós, mais esforço, mais trabalho, mais dinheiro, mais... mais... sempre mais, e assim os dias vão se passando sem que a gente perceba. Isso tudo me faz lembrar, mais uma vez, de um trecho do poema “A tabacaria” de Fernando Pessoa que diz o seguinte:

“Vivi, estudei, amei, e até cri,
E hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu...
Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi no espelho,
Já tinha envelhecido “.

A pior constatação não é a de não ter feito muitas coisas durante a vida, e sim a de ter feito as coisas erradas, por isso não deveríamos considerar como sucesso, a quantidade de coisas que fazemos e sim a qualidade delas. Deveríamos estar muito mais atentos a coisas que, mesmo não nos trazendo retorno imediato, terão implicações eternas em nossas vidas, deveríamos gastar mais tempo conosco mesmo, com relacionamentos e com o próximo, como o próprio Jesus insistentemente ensinou, afinal, usando as palavras de Ricardo Gondin : “Não se ganha o mundo deixando a alma para trás”.

Carpe Diem

Que Deus abençoe a todos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ola Alexandre, fico contente em vir aki e ver que sou a primeira pessoa a comentar esse texto minutos apos vc t escrito a msg...Tbm fico contente em perceber que vc teve um tempinho livre e que o trab. te deu uma folguinha, ne? (fiko contente por vc) Quem sabe ate vc aproveite esse 'tempinho' e apareça no msn ou ate me escreva msg:)...Nesse nosso" tempo insaciavel" ...Há se eu fosse aki , falar do tempo...eu declamaria para vc, Eclesiastes cap03-vrs01 a 05!!! Alexandre, O Senhor e perfeito em td...Fala-se que o tempo e algo altamente perecivel,que tbm ele escorre pelos nossos dedos com uma velocidade impressionante...Muito bonito td q vc falou sobre o tempo...Mas acho (posso estar errada)que vc esqueceu de falar na eternidade do tempo , que passa a ter num minuto ou em alguns segundos ate , de um abraço...Td bem, falemos do tempo, mas n eskeçamos d lembrar o melhor que ganhamos dele e com ele...ganhamos a cura de algumas feridas, ganhamos o fim d uma dor outrora sentida...talvez ate choramos com a escuridao de uma noite, ou ate com a dor de uma adeus nao desejado, mas nao devemos eskecer, que ha tempo pra td...tempo dolorido corrido e sofrido...Como diz na palavra;"Tudo tem seu tempo determinado...""Tempo de chorar e tempo de sorrir..."Tempo de afastar-se do abraço e tempo de ABRAÇAR....!!!!!!! ABRAÇE ESSE TEMPO...!!BJOS COM MUIIIITO CARINHO SEMPRE!Que teu tempo , t dê tempo d ser SEMPRE FELIZ!

Anônimo disse...

Saudades...

Anônimo disse...

Oi....
Fiz uma pagina especial somente sobre o carnaval...se quiser, dê uma olhadinha.....
Bom sábado, bom feriado!!!!!!!

Aqui:
http://geocities.yahoo.com.br/bycaqui/carnavalpg01.htm

Anônimo disse...

Poxa amei o texto.
Que o Senhor continue te abençoando a cada dia mais e que você possa desfrutar mais do tempo q o Senhor te dá com coisas preciosas ao Seu Reino.
Beijos e bom FDS.

Anônimo disse...

você escreve maravilhosamente...
queria saber o que vc está fazendo no ramo da informática
tsc tsc tsc

É... muito verdadeiro tudo que vc escreveu
e...
juntando com nosso assunto ali nakela janelinha do msn, meus olhos encheram de lágrima...

Beijos Ale

Te amo

Letícia disse...

Pefeito! É assim que sinto... Até quando nos deixaremos levar pelo fluxo???

Anônimo disse...

...Ola Alex, estou aki tentando te encontrar...mas e tudo em vao...Apareçe vai, me diz como vc esta?!? Desejo que estejas muuuito bem , com saude, paz e muita unçao...E Q A SUA FE NO SENHOR..independente de qualker coisa (contraria)esteja cada vez MAIOR, lembrando q o SEU SENHOR E DONO DE SUA VIDA ....É LEAO DA TRIBO DE JUDA , É GENERAL DE GUERRA E JAMAIS PERDEU EM BATALHA!!O que para nos, simplis mortais, as vezes um probleminha parece imenso... para o NOSSO DEUS... e coisa pkena...pq ELE E REI...! NUM PISCAR D OLHOS ele RESOLVE TUDO...CONFIE!Descanse Nele..Te gosto muiito , viu? O teu jeito santo , d um verdadeiro adorador ao Senhor...conkistou minha amisade e meu carinho p sempre...bjooss recheados de carinho e oraçao! Sua...mana, Nete.

Anônimo disse...

Oiii Aleee....
passando aqui pela milésima vez...
e aí, vamos atualizar????
rsrsrsrsrs

Beijos