17 maio 2006

Gigantes e Gafanhotos


...Éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos. (Números 13:33)

Foi dessa maneira que dez, entre os doze homens que foram espiar a terra que Deus havia prometido ao povo de Israel, relatou o que tinham visto. Eles estavam diante de uma promessa de Deus e tudo o que conseguiam enxergar era a dimensão física da situação. O primeiro passo em direção à derrota é a maneira com que nós mesmos nos vemos, esses homens se viam como gafanhotos e já podiam declarar que os gigantes o viam assim também. Muitas das vezes é assim que agimos diante de algumas dificuldades, nos consideramos pequenos demais, ou consideramos os problemas maiores do que realmente são, os vemos como gigantes porque não conseguimos contemplar as coisas com os olhos espirituais. Felizmente Deus não nos vê como nós nos vemos, temos vários exemplos disso na Bíblia. É fato que aqueles doze homens eram de estatura menor do que os habitantes da terra, mas também é fato que Gideão, apesar de se considerar o menor de sua casa, teve vitória sobre o poderoso exército dos midianitas com um número muito menor de guerreios, também é fato que Elias, sozinho, derrotou todos aqueles profetas de baal. Não há lógica humana que explique isso, mas podemos compreender o que movia o coração desses homens quando observamos a declaração de Davi (talvez o exemplo mais conhecido onde as diferenças mais se destacam), ao saber das ameaças de Golias : “Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (I Samuel 17:45). É assim que podemos vencer situações adversas : “Em nome do Senhor dos exércitos”. É Ele quem nos capacita! Precisamos crer e colocar em prática, cada vez mais o que diz em I João 4:4 “Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”

Que Deus abençoe a todos.

8 comentários:

Anônimo disse...

...OLA Alexandre, maninho UNICO E ESPECIAL na minha vida..a prova disso é esse segundo em q aki me enconto...NAO POR ACASO!!! Mas o mesmo Deus que te colocou ai, pra escrever esse texto , na Sua espiraçao e unçao , é o mesmo Deus, q me fez passar aqui e agora...para que eu O visse e O sentisse, em Sua palavra , atravez das suas palavras, alex...So ele sabe o quanto me sinto abatida e pekena , sem forças quase a desfalecer, fisicamente...e voltando agora do meu tabalho, a sós com Deus em meu pensamento..eu O questionava e perguntava a Ele tantas coisas... E vc aí, Alex sem saber de nada..muito menos de mim...Ele já me resondeu atravéz de vc , AMIGO...td o que eu O perguntava ...!Agora consigo lembrar e ver que Ele jamais colocou as pedrinhas nas maõs de um grande...mas sim foram as pequenas pedras q Ele colocou nas maos de um pekenino, que destruiu o gigante..reconheço q nao preciso ser grande, nem me esforçar pra q me vejam assim...Tenho que fazer valer O meu Deus a Sua GRANDE EXISTENCIA SEMPRE EM MIM... e assim sendo, dessa forma , os problemas diminuirão de tamanho,...a tristeza saltará de alegria ..como disse Jò...!!! bjos no seu LINDO E GRANDE CORAÇAO DE UM HOMEM DE DEUS!!...Desejo pra vc em dobro tdas as bençaos q desejas para mim...beijos,carinhosamente, Nete

Anônimo disse...

Oi, gatinho! Muito profunda essa mensagem.Nós seres humanos, temos essa tendência a enxergar os problemas bem maiores do que eles realmente são.Sempre cantamos aquele cântico que diz: "Abra os olhos do meu coração", mas qdo realmente precisa é difícil coloca-lo em prática.Devemos estar atentos e convictos dessa verdade: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" Filipenses 4.13. Um grande abraço pra vc. Que Deus te abençoe abundantemente.

Anônimo disse...

Olá Alexandre, td bem? Cheguei aqui através do blog de minha "filha virtual "e amiga Inês.. muito edificante teu blog, seja abençoadao a cada dia mais e mais amado. porém, quero lhe fazer uma pergunta: é vc quem tem enviado vários e-,mails para mim? A assinatura é de Bispo Alexander ou Pr. N lembro bem, so que eu n abri nenhumd eles pois n conheço Alexandre algum, se por acaso for vc, por favor me avise p que eu possa estar recebendo de suas mensagens. ok? Um domingo abençoado Abraços fica na paz!

Anônimo disse...

Paz, Alexandre, estou aqui porque vi teu comentário no blog da sandra, minha amiga e achei interessante. Jesus te abençoe e tenhas uma semana repleta de alegrias. Um abraço.

Anônimo disse...

Será que esse Alê ainda lembra da sua velha amiga "Lusinha" como me chamava? HihIhi.. Andei relendo meu velho blog que vivia escerevndo e vc sempre comentando... Que saudades!! Como vc está? Pq sumiu? Beijos! Dta

Anônimo disse...

Olá Alex! Nossa, qto tempo hein?? Os dias têm corrido, não é verdade? Mas hj deu um tempinho e corri aqui tbém, e q msg! Sábias palavras, meu irmão! Q o Senhor continue te abençoando mais,a cada dia, e te dando vitória em todas as tuas batalhas! Beijo no coração.

Anônimo disse...

Quem poderia imaginar,uma tartarua ser mais rápida que um carro de corrida,pois é para Deus nada disso é impossível,ja imaginou uma tartaruga largando na primeira posição no autodromo(que puxa)(loucura)ninguem acreditaria se não visse.Se não comprovar com os próprios olhos.Assim posso imaginar os filhos de Deus,vencendo qualquer barreira,sem olhar o tamanho,Mas segundo a palavra "a fé sem obra é morta"temos que crer agir e confiar que para Deus não existe impossível.
Amados nós podemos tudo naquele que nos fortalece.CRISTO JESUS REIS DOS REIS.
Ande sem olhar o tamanho de seu problema,veja sem ver o quanto é longo o seu caminho,acredite que Deus sempre estará com vc,e não irá deixar vc se cansar.
ACREDITE
DEUS ABENÇOE A SUA VIDA E A TODOS QUE PASSAREM POR AQUI.
PR.SEM. LÁZARO BH/MG

Anônimo disse...

Oi...( eu aqui de novo, agora empolguei rsrs...).
Uma pessoa a quem eu amo muito e no qual tenho um carinho especial, me presenteou com o livro "Vencendo a mentalidade de gafanhotos" que relata justamente sobre isso e aprendi que mesmo que problemas se levantem e passamos a enxergá-los como gigantes e sentirmos como gafanhotos , precisamos ter consciência de que Deus está conosco e com ele somos mais que vencedores e não importa o tamanho de nossos problemas e sim o tamanho de nosso Deus.Precisamos vencer a mentalidade de gafanhoto.Bjs.