21 junho 2008

Encruzilhadas



“Divergiam em um bosque duas estradas
e eu escolhi a menos viajada
e esta escolha fez toda a diferença.”
(Robert Frost)



Esse trecho extraído do famoso poema “The road not taken” escrito pelo poeta americano Rober Frost é realmente belo, mas sou forçado a concordar apenas em partes com ele. Sim, a vida é feita de escolhas, e com isso eu concordo plenamente, e também somos inteiramente responsáveis pelas conseqüências resultantes delas, mas em alguns momentos essas escolhas se confundem de tal maneira que sequer conseguimos perceber qual das duas estradas é de fato a menos viajada, sem dizer que até mesmo uma estrada pouco trilhada pode esconder surpresas bem armadas em alguma esquina. Jerry Seinfeld, um humorista americano, fez um comentário bem pertinente com relação ao poema de Frost : “Às vezes há uma razão para que uma estrada seja menos trilhada” , considero um bom argumento, se temos que tornar nossas escolhas bem racionais, mas no final, acabaremos percebendo que quanto mais analisamos, mais dúvidas somamos às decisões que devemos tomar. Esse é o drama da vida real, nunca estaremos livres de escolhas e uma coisa é certa, não iremos acertar todas as vezes, portanto não importa a estrada que escolhemos, nenhuma delas estará totalmente livre de percalços e vamos precisar aprender a lidar com eles, e somente quando entendemos que não temos todas as respostas e nem somos detentores de verdades absolutas e que estamos sujeitos aos mesmo erros dos que estão ao nosso redor, é que somos capazes de decidir entre uma estrada e outra, então nos resta encararmos as encruzilhadas que a vida nos oferece com humildade e disposição para aprendermos com a experiência dos que já caminharam mais do que nós.

Um conselho do Rei Salomão : “Não sejas damasiadamente justo, nem demasiadamente sábio: por que destruirias a ti mesmo?” (Eclesiastes 7:16)
Graça e Paz.

Um comentário:

EDIMAR SUELY disse...

Olá,

Passando para conhecer seu blog que é um verdadeiro show. De muito bom gosto e excelentes postagens. Voltarei outras vezes.

Desejo uma bela noite e muita paz.

Smack!

Edimar Suely