19 outubro 2007

Conceitos e Valores


O que está farto despreza o favo de mel; mas para o faminto todo amargo é doce. (Provérbios 27:7)


Uma reportagem recentemente exibida na tv sobre pessoas que trabalham em mais de um emprego para sustentar a casa me fez pensar nesse versículo. Nela, um homem que passa em média 18 horas longe de casa e só dorme 3 horas por dia, dizia que seu grande sonho é comprar um carro e poder levar a família em um restaurante. O grande objeto de desejo dele era tão somente algo que muitas vezes não valorizamos – o tempo. É incrível como podem parecer pequenas as ambições dessas pessoas. Tenho certeza de que, se nos auto-avaliarmos, veremos que estamos almejando coisas aparentemente bem maiores. Entre os que decidem seguir o evangelho, a situação não é diferente. Muitos acham que por estarem seguindo a um Deus que pode todas as coisas, podem desfrutar de uma vida livre de qualquer tipo de problema, como se Deus tivesse a obrigação de atender todos os nossos desejos. Nesse ponto, a religião tem contribuído muito. Com a intenção de alcançar coisas grandiosas demais, por vezes sobrenaturais, alguns se afastam de tal maneira da vida real, que acabam se perdendo na caminhada, e aí surgem as frustrações, e freqüentemente a culpa pelos objetivos não alcançados é transferida para Deus.

Creio firmemente que Deus quer nos dar coisas grandes sim, mas também creio que Ele nos dá, todos os dias, demonstrações de que se preocupa conosco, só que estamos tão focados em alvos grandiosos que não percebemos as “pequenas” coisas que recebemos o tempo todo. Quando sentimos alguma dor, logo reclamamos, mas quantas vezes nos lembramos de agradecer quando estamos nos sentindo bem? Se o carro quebra, nós reclamamos, mas nos lembramos de dar graças quando ele funciona perfeitamente? É uma questão de conceitos e valores. Deus sempre nos dá, na medida certa, o que precisamos. Ele se agrada da nossa gratidão pelo que Ele é, mas infelizmente, nem sempre julgamos ter motivos para sermos gratos, nem sempre valorizamos o que Ele faz por nós.

“Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes.” (Joel 2:23)

Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: