03 janeiro 2006

Dez conselhos para a vida e para qualquer Ano Novo (Por Ricardo Gondim)

Por Ricardo Gondim

Creia, você sempre encontrará pessoas mais ricas, mais bonitas, mais talentosas e mais novas que você. Portanto, não cobice ser o que outras pessoas são, possivelmente elas nem gostem de si mesmas.

Não acredite cegamente em ninguém. O coração humano é corrupto e enganoso. Os aplausos podem se tornar gritos de “crucifica-o”, numa velocidade impressionante.

Ame seus inimigos, eles pelo menos foram honestos com você. Respeite o inimigo leal mais do que respeita o amigo desleal.

Cuidado para não falar demais. Como maçã de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita com prudência. Quando falar demais, não tenha medo de voltar atrás e dizer que falou bobagem.

Não viva preocupado apenas com seu caráter, você também depende de sua reputação. Caráter é o que somos e reputação é o que os outros sabem sobre nós. Assim, não basta à mulher de César ser honesta, ela precisa parecer honesta.

Ame a discrição. Buscar fama, aplauso, proeminência é luciferiano. Não queira aparecer a qualquer custo, talvez você não suporte as pedradas que virão sobre sua vida. Lembre-se que todos temos telhado de vidro. Os discretos ficam com o juízo só de Deus que é misericordioso, por isso, Davi pediu para cair nas mãos de Deus e não na dos homens.

Respeite o dinheiro. Não acredite que dinheiro é um poder neutro. Ele foi chamado por Cristo de Mamon, um deus idolatrado pelos pagãos. Saiba que você terá sempre que lutar para subjugá-lo, caso contrário, perderá sua alma.

Não tenha medo de duvidar. Somente os tolos não questionam. Duvidar não é sinônimo de incredulidade. Se alguém disser que nunca hesitou em sua fé, pode apostar, é um mentiroso. Só os que ousam obedecer ao pedido de Deus, “Venha e me questione”, crescem espiritualmente.

Não se puna tanto quando errar. Lembre-se que erros são parte de todos os processos pedagógicos. Apenas procure aprender e amadurecer com seus erros.

Não se leve tanto a sério. Ria de si mesmo mais do que ri das tontices alheias. Ninguém é totalmente normal e você não serve de padrão para a vida de ninguém, cada um precisa talhar em pedra sua própria senda.

Soli Deo Gloria

6 comentários:

Priscila disse...

É, seu blog está lindo. Realmente o webbloger dá vários problemas.

Feliz Ano Novo para você também!

Depois eu troco o link e o texto lá.

Valeu pelo aviso!

Olivia disse...

Graça e paz Alexandre!
Belos conselhos do Pr. Ricardo Gondim que também admiro.
Obrigada por me enviar seus endereços.
Não desista dos blogs, se começar a dar muitos problemas, eu sugiro o do msn que participo desde maio/04 e não tenho do que reclamar.
Fique com Deus e que ele te abençõe e dirija!

Olivia disse...

ops errei o ano...participo do space do msn desde maio de 2005!

Luciana disse...

Oi Alê!!
Adorei seu blog novo.. o visual ficou ótimo!
E o conteúdo, como sempre... não preciso nem falar.. excelente!
Deus te abençoe!!

Beijos

Lu :)

Letícia disse...

Amei, principalmente a parte do questionamento... A própria Bíblia chama de nobres aqueles que recorrem a ela pra questionar o lhes é apresentado... e hj vemos todos aceitando tudo! Abraços

Loide disse...

Oie, Alexandre
Vi um comente seu no blog da Letícia e vim conferir, pois adoro conhecer blogs eavngélicos.

_______*********________
_______*********________
_______*********________
_______*********________
_______*********________
_______*********________
_______*********________
************************
_**********************_
__********************__
___******************___
____****************____
_____**************_____
______************______
_______**********_______
________********________
_________******_________
__________****__________
___________**___________
___________Eu___________
_______estive aqui________

Quando tiver um tempinho passe também vc no meu blog!
E ficarei muito feliz com seu comentário.